O Machismo e a Guerra



Descobrir nas entrelinhas o seu talento
Buscar cada vez mais conhecimento
Eu entendo quem é você e de onde veio
Nem na esquerda, nem na direita, mas bem no meio
Sei que é difícil se encontrar se ninguém pensa parecido
Sei que é difícil se expressar se nunca é ouvido
Encontra a solução mais verdadeira
Aquela que liberta a alma e a vida inteira
Toca rap, funk, samba seja o que for eu canto
Preconceito e mal caratismo seja de quem for espanto
O som vem do coração, as palavras da mente 
Duas coisas em desequilíbrio, mas equivalentes
Disseram pra minha mãe que eu não podia ser grande, 
e eu vou dizer antes que seja tarde

Mas vou dizer pra você eu sou melhor do que antes, 
mas se é o papel que importa tem o carimbo de Harvard
Ele é bandido dos bom, anda de terno e gravata
Quando termina a reunião ainda escreve na ata
"Bandido tem que tá morto então pega e mata
Ele não tem família tem uma vida ingrata"
E ainda se justifica achando ser plausível
Matar um ser humano que aos seus olhos é invisível
Mas eu ainda quero ver você doutor
Sendo obrigado a escolher o ódio ao amor
Pena de morte pro neguinho que rouba o pão escondido na esquina
Aplausos para o deputado absolvido com propina
É no dia dia que se enxerga quem é quem
Há algum tempo um Mano já dizia, em São Paulo Deus é uma nota de cem

Se provou mais do que certa a sua afirmação
Não somente em São Paulo, no Brasil todo irmão
Em vista da sociedade você é o que tem
Se você não tem nada então você é ninguém
Eu admiro quem luta com palavras e poesia
Algo que não se compra, algo que não vende
Algo que hoje se aprende e nem sabia que existia
Quem luta com palavras não se entrega e não se rende
Não precisa de armas, muito menos de guerras
O nosso gatilho é sua consciência, e sabedoria é o que a gente desperta

É você pegar um livro e entender o que ele diz
É perceber que você tem o necessário para ser feliz
Igualdade tem que ser garantida por lei
Mas aos olhos de Deus ninguém igual a ninguém
Cada um com seu dom, cada um com sua missão
Cada um traduz as palavras do seu coração
Eu não mereço o privilégio por ter pele branca
Eu não entendo esses preconceitos da vida cotidiana
Tudo que nós buscamos é uma vida bacana
Ninguém quer virar bandido então desencana
Não sou o dono da verdade, por isso quero ouvir
Entender como funciona, debater e discutir
Entender de onde vem a sua crença

Te faz perceber de onde vêm as diferenças
Te faz entender por que a vida é valiosa
Talvez um tanto cansativa, mas sempre prazerosa
Eu vejo os rico sempre com sentimento de patriotismo
Mas acredite em mim quando digo que não é cinismo
O mal das religiões sempre foi o fanatismo
O mal da sociedade sempre foi egoísmo
Um sentimento de poder empoderado e obscuro
Ou segue esse caminho ou dá de cara no muro
Mas eu sobrevivi a mais essa batalha
Eu a carne agora sou a própria navalha
Citações de uns caras que eram lá da antiga
Mas que fazem sentido ainda hoje em dia
Eu vivi pra ver o corrupto cuspindo fogo
Quando um menino da favela cantou rap e virou o jogo
O meu canto é um desabafo do que eu sinto
A minha vida é o caminho que eu sigo
O mundo não é cruel, ele só é machista

Quem dera se o mundo um dia fosse feminista
O homem tem o comando desde que a terra, é terra
E ele só causou conflito, mortes e guerras
Quem dera ver uma mulher como a flor do mundo
Desabrochando, mudando a forma e o conteúdo
Hoje eu trago o poder da rima
Se quer vencer então lute como uma menina
Educação, liberdade e igualdade, palavras que aos nossos olhos somem
São valores, direitos humanos, não direitos de homens
Da pra entender por que todos tem que proteger o rei
A masculinidade é muito, muito frágil eu sei
Você já era, sem o machismo c ta vulnerável
Aqui não tem perdão o xeque-mate é implacável.

Autor:  Bruno Roberto