segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Masaharu Taniguchi


Masaharu Taniguchi (Taniguchi Masaharu - Kobe, 22 de Novembro de 1893 - Nagasaki, 17 de Junho de 1985) foi um líder religioso japonês, fundador da Seicho-No-Ie.

Nascido na cidade de Kobe, no Japão. Recebeu uma educação doméstica rigorosa, pois seu pai adotivo era descendente de samurais. Contra o desejo dos pais, que prefeririam que ele fosse se formasse em medicina ou se torna-se militar, Taniguchi iniciou em 1911 seus estudos na área de literatura inglesa pela Universidade de Waseda em Tóquio. Paralelamente, estudava também filosofia tanto ocidental quanto oriental e tomou contato com obras de autores como Schopenhauer, Nietzsche e Oscar Wilde, que o levou a refletir sobre os problemas da humanidade e soluções para as contradições que ele teria constatado.
Não chegou a terminar a faculdade. Largou o curso superior por achar injusto que enquanto ele estudava e se tornava alguém na vida, a grande maioria da população mundial se consumia em trabalhos desgastantes e sofridos. Por essa época, ele pensava que era impossível viver sem matar, pois mesmo ao se tomar um simples copo d'água se assassina as bactérias que ali viviam. Taniguchi chegou a pensar em se suicidar para não matar outras vidas, mas refletiu que mesmo que fizesse isso estaria acabando com uma vida.
Em 1929, depois de muito estudo e contemplação, ele reportou ter recebido uma revelação divina que o impeliu a apresentar essa nova doutrina à humanidade, compilada no livro chamado "A Verdade da Vida". Seu tema principal se refere às possibilidades individuais de cada um atingir a realização espiritual, e como a vida pode ser destinada a ser harmoniosa e alegre em todos os aspectos.
Em 1930, Taniguchi fundou a Seicho-no-ie, ao publicar também a revista homônima, a fim de tentar explicar aos outros suas próprias revelações e, em 1932, são publicados os primeiros exemplares de sua obra "A Verdade da Vida".
A partir de 1962, inicia várias viagens internacionais pela Europa e pelas Américas para divulgar seus trabalhos e revelações pessoalmente, tendo visitado os Estados Unidos por três vezes, e também o Canadá, o México e o Brasil por duas vezes, acompanhado de sua esposa Teruko. Na segunda vez que esteve no Brasil, disse que em sua próxima vida pretendia nascer nesse país.
Masaharu Taniguchi faleceu em Nagasaki, aos 92 anos de idade, em 1985. Segundo sua esposa, Teruko Taniguchi, quatro dias antes de sua morte ele deu a entender que sabia quê iria falecer , embora nunca o tenha dito diretamente.

Facebook

29 comentários:

  1. A humanidade é tão bombardeada por pensamentos e ações negativas, eu fico maravilhada ao encontrar alguém que disponibiza parte do seu tempo para divulgar o poder do pensamento positivo. A nossa sociedade agradece. Feliz Ano Novo. Selma Barreto

    ResponderExcluir
  2. O CARA QUE DEDICA PARTE DE SUA PRECIOSA VIDA A DIVULGAR O PODER DO PENSAMENTO POSITIVO, É SIMPLESMENTE MARAVILHOSO@ E QUE SUA VIDA SEJA DE ETERNAS BENÇÃOS...

    ResponderExcluir
  3. Agradeço sua generosidade e atenção em divulgar material do poder do pensamento positivo.
    É de pessoas sensiveis e atenciosasas como voce que o mundo precisa. Muito obrigada.
    selma demoner

    ResponderExcluir
  4. É realmente maravilhoso compartilhar coisas na internet com este conteúdo: pensamento positivo, amor, bênçãos........Muito obrigada, Senhor!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Você é uma pessoa abençoada meu amigo!
    só alguém iluminado faria um trabalho como este, divulgando o melhor das mentes brilhantes da humanidade e auxiliando a outros no caminho da iluminação. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Masaharu Taniguchi é um ser extraordinario, amo ler suas filosofias, o pensamento realmente tem todo poder sobre uma vida, por isso pensamos positivamente sempre! muito obrigado

    ResponderExcluir
  7. Suas mensagens e filosofia de vida salvou minha vida diretamente, quase louca por um problema gravíssimo de saúde, ví que tudo que passava era apenas purificação, agora, indiretamente ele salva minha vida todos os dias.AMO SNI

    ResponderExcluir
  8. Quando há vento,ele deveria espalhar não só a poeira;mas também o que cada pessoa trás de bom dentro de si.Assim todos teriam bondade e amor em quantidade suficiente para vencer o mal.

    ResponderExcluir
  9. Maria Aparecida

    SOU ADEPTA A SEICHO NO IE . MASAHARU TANIGUCHI!!!! MEU MESTRE. MUITO OBRIGADO! MUITO OBRIGADO! MUITO OBRIGADO! POR VOCE EXISTIR.....TI AMO MUITO BJS.

    SÃO PAULO 23/03/2011

    ResponderExcluir
  10. COMPARTILHO COM A FILOSOFIA DA SEICHO NO IE, E AGRADEÇO AO MESTRE MASAHARA TANIGUCHI, PELOS SUBLIMES ENSINAMENTOS, VAMOS TER SEMPRE PENSAMENTOS POSITIVOS, ISSO ALEGRA O NOSSO CORAÇÃO.
    MUITO OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  11. Leio constantemente a obra do professor Masaharu Taniguchi, e frequentei a Seicho-no-ie durante grande parte da minha infância. Posso afirmar que seus ensinamentos fazem muita diferença no meu jeito de interpretar as coisas que me acontecem. Tudo está na mente, e o mundo exterior é realmente um reflexo daquilo que pensamos.
    Bjo!!
    sweetlipstick.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Mestre tu és uma grande dadiva que recebemos de Deus, Mestre se vc não existisse com certesa eu iria passar por essa vida sem sentir o sabor do persão. te Amo mestre.

    ResponderExcluir
  13. 0BRIGADO MESTRE POR VOCÊ EXISTIR.

    "UM DIA UMA ESTRELA BRILHOU E UM PEQUENO GRANDE HOMEM COMEÇOU A FLIUR."
    OBRIGADO MESTRE MASAHARU POR ESTA FILOSOFIA MARAVILHOSA.

    ResponderExcluir
  14. Eu quero saber mesmo por que sendo tão iluminado morreu tão jovem. E por que não se fala na causa. ja que niguem morre de parar somente o pulmão que leva oxigenio para todo o corpo. por que a seisho-no-iê não fala que doença-ilusão atacou o bom velhinho saudavel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O corpo carnal sim, morre.
      Mas o Espírito jamais morrerá!
      O seu Eu, é Eterno.
      É Vida de Deus!

      O corpo adoece, se fere e morre.

      Já sua Imagem Verdadeira é isenta de pecado, doença e morte!

      E exatamente por ser tão iluminado, não precisava mais da carne, da matéria; Pois passará por uma nova etapa da Vida!

      Não importa a idade que vivera nesse mundo
      e sim a missão daqual veio a este mundo.

      Excluir
    2. Obrigada mestre Masaharu Taniguchi,por esse ensinamento que nos eleva e faz entender a perfeiçao do pai criador, mostrando a imagem verdadeira, muito obrigado.

      Excluir
  15. A filosofia da Seicho-no-ie é maravilhosa;e me ajuda muito na caminhada do auto conhecimento,
    Obrigada mestre Taniguchi-POR TUDO

    ResponderExcluir
  16. Sou muito grato a vc mestre, sou seu aluno fiel.

    ResponderExcluir
  17. Mestre Masaharu Taniguchi, Reverências!!!
    Reverências!!! Reverências!!! Muito agradecida!O senhor sempre será meu guia espiritual!!!

    ResponderExcluir
  18. Desde que comecei a frequentar as reuniões da Seicho-No-Ie, minha vida tomou um rumo totalmente diferente e maravilhoso. Muito obrigada Mestre Masaharu Taniguchi, por ter fundado essa maravilh que é a Seicho-No-Ie, que tanto tem nos abençoado.
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  19. O mestre é realmente maravilhoso!

    Causa da morte?? rs
    A morte não existe! Qdo ele partiu desse mundo, passou a fazer parte de cada instante em que pensamos nele, sua força se intensificou, ele se libertou do corpo carnal, e agora faz maravilhosos trabalhos do mundo espiritual protegendo o grande movimento de Iluminação da Humanidade!
    Se quer entender melhor, leia as obras dele, em especial os 40 volumes de "A verdade da Vida" - vc sentirá a transformação.
    A Misericórdia divina faz nascer pessoas assim em nosso mundo para nos abençoar, nos dar a chance de melhorar... mesmo com tantos mestres advindos desde os tempos antigos, o homem continua achando que é corpo carnal.
    Libertemo-nos!

    "Tudo é espírito, tudo é mente, NADA há que seja feito de matéria" M. Taniguchi

    Obrigado por existir MESTRE! Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei bárbaro o teu comentário pessoas como você preenchem o Universo de alegria e sabedoria. A humanidade toda necessita dessa melhora basta nos darmos a chance, toda melhora precisa de esforço basta querermos, abçs.Margarete

      Excluir
  20. Obrigado Mestre, por me fazer entender o verdadeiro significado da vida, por me fazer entender que possuo sabedoria infinita, amor infinito, vida infinita, provisão infinita, alegria infinita, harmonia infinita.

    ResponderExcluir
  21. SÓ QUEM CONHECE E VIVE ESTE ENSINAMENTO ENTENDE O QUE É A VERDADEIRA FELICIDADE. SÓ QUEM RECONHECE A VERDADE EM SI E NO OUTRO PERCEBE O VALOR DA VIDA, E A RESPEITA EM SI E EM TODOS OS VIVENTES.
    OLINA

    ResponderExcluir
  22. agr adeço a deus por tudo que me deu ate hoge e sei que ele tem ainda mais deus abra meus caminhos realise meus sonhos de viajar para o japao com vinicius e yasmin obrigada obrigada obrigada

    ResponderExcluir
  23. Maravilhoso, veio no momento certo!!

    ResponderExcluir
  24. Morreu porque ele fez a missão dele, 92 anos onde ensinou e mostrou que o homem é um ser divino, basta ele se aperfeiçoar e se conectar com Deus.
    Adoro a filosofia de vida que ele ensinou.
    Só mesmo quem pratica para saber.
    Esteja onde estiver Masaharu Taniguchi que sinta o amor que temos por você!
    Pois o amor atravessa qualquer barreira, distancia e Tempo.

    ResponderExcluir
  25. Mestre Masaharu Taniguchi muito Obrigada por tanta sabedoria. O senhor tem o meu amor e admiração.

    ResponderExcluir

Faça um comentário positivo..